**A garantia de fabrica das peças é de 3 meses e a garantia do conserto que o RAFA MOTOS proporciona para serviços é de 3 meses ou 4 mil km rodados, o que vier primeiro. Indicamos fazer as revisões básicas e troca de óleo em nossa oficina. GARANTIA.** (alguns motores com medida especial não possuí garantia, consulte).
Caso de comprovação de mau uso, não terá garantia.
​
Indicações de mau uso:
Mau uso da moto se refere a qualquer prática que comprometa o funcionamento das peças ou sistemas reparados, indo contra as recomendações do fabricante ou do bom senso na pilotagem.
Aqui estão exemplos comuns de mau uso que podem invalidar a garantia:
⸻
Exemplos de mau uso da moto:
1. Falta de manutenção básica:
• Não trocar óleo no prazo.
• Não verificar nível de fluídos (freio, arrefecimento etc.).
​
2. Uso em condições extremas sem preparo:
• Rodar em trilhas pesadas com moto de rua.
• Levar excesso de peso (passageiros ou carga além do permitido).
​
3. Pilotagem agressiva ou imprudente:
• Aceleradas e freadas bruscas frequentes.
• Cortar giro constantemente.
​
4. Alterações ou adaptações não autorizadas:
• Instalar peças de má qualidade ou incompatíveis.
• Modificar o escapamento, filtro, suspensão etc., sem orientação técnica.
​
5. Ignorar problemas após o serviço:
• Continuar rodando com barulhos, vazamentos ou falhas sem retorno imediato à oficina.
​
6. Uso contínuo com peças danificadas:
• Rodar com rolamentos, pastilhas ou pneus em fim de vida.
​
INDICAÇÕES
​
Troca do óleo o motor
​
Aqui no RAFA MOTOS indicamos fazer a troca a cada 1.000km a 1.500 km rodados ou a cada três meses. Mas isso vai depender da forma de uso. Se for um motor que force muito o uso, chegando a altas temperaturas, a troca de óleo precisa ser feita o quanto antes. O motivo é que ocorrem altas temperaturas fazendo com que o óleo perca a sua utilidade. Os lubrificantes sofrem, principalmente, com três fatores de degradação:
​
-
OXIDAÇÃO: a oxidação ocorre mesmo o motor não entrando em alta temperatura, pois mesmo com o pouco uso tem o contato de óleo com oxigênio.
-
CISALHAMENTO: é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou oposto, e isso faz com que a viscosidade do óleo diminua.
-
CONTAMINAÇÃO: a contaminação pode vir da parte externa por meio do sistema de injeção, do combustível e sistema de admissão. Como também resíduos internos, como desgaste natural das peças do motor.
-
​
Indicação de revisões.
​
Verificar ou trocar se necessário a cada:
​
1.000 km rodados: óleo, pneus, filtro de óleo (para as que têm) corrente de transmissão, folga de válvulas, marcha lenta, sistema de freios, embreagem, porcas e parafusos;
4.000 km rodados: acelerador, respiro do motor, vela de ignição, folga de válvulas, tela do filtro de óleo, marcha lenta, fluído de freio, sistema de freios, interruptores, farol, embreagem, suspensão dianteira, pneus, verificar sistema de alimentação.
12.000 km rodados: filtro de ar, tela do óleo, filtro centrifugo, coluna de direção.
​
-
Cuide sempre para que a corrente de transmissão esteja lubrificada e esticada, isso faz com que tenha uma vida útil prolongada.
​
Siga as instruções para que sua moto tenha uma vida útil prolongada.
%2014_04_edited.png)




